- No século IV o Império Romano dava sinais claros da decadência, resultado de uma combinação de gastos crescentes com funcionários, manutenção de estradas, salários dos soldados etc. Além disso, os romanos tornaram-se alvos de ataques dos germanos (habitantes da Germânia, região da Europa Central), que há tempos vinham entrando no Império de várias formas. Com isso, muitas pessoas deixaram a vida urbana e foram para o campo em busca de segurança e trabalho. As cidades esvaziaram e o Ocidente viveu um processo de ruralização.O Imperador Constantino(313-337) transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla, em sua homenagem.
- Outra tentativa de melhorar o Império foi posta em prática pelo Imperador Teodósio em 395. Ele dividiu o território romano em duas partes: Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla; e Império Romano do Ocidente, com capital em Ravena, depois transferida para Milão.
O Império Bizantino:
- Império extenso que abrangia a Grécia, o Egito, Síria, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
- Abrigava diferentes povos e culturas.
- Embora as pessoas falassem várias línguas, a língua oficial era o grego.
- O nome "Bizantino" deriva de Bizâncio, antiga colônia grega, sendo posteriormente elevada a capital pelo Imperador Constantino e, rebatizada de Constantinopla.
- Conhecida como Porta do Oriente, a cidade de Constantinopla estava entre a Europa e a Ásia, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro, favorecendo trocas comerciais entre Ocidente X Oriente.
- A religião cristã fundamentava o poder do Imperador, seu poder era uma teocracia, ou seja, ele considera-se representante de Deus.
- Com o título de basileus, o Imperador era visto por seu povo como uma figura sagrada.
- Era o Imperador também que escolhia o patriarca de Constantinopla, o cargo mais alto na Igreja Bizantina e o segundo no Império.
O Governo de Justiniano:
- O auge deste império foi atingido durante o reinado do imperador Justiniano (527-565).
- Durante seu governo, Justiniano recuperou grande parte daquele que foi o Império Romano do Ocidente.
- Compilação das leis romanas (Corpus Juris Civilis/ Corpo do Direito Civil) , obra extensa formada de 4 partes:
- Código Justiniano: Reunião das leis romanas desde o século II;
- Novelas: Novas leis elaboradas por Justiniano;
- Digesto:Leis comentadas, para facilitar o entendimento;
- Institutos: Manual de direito para estudantes.
- Revolta de Niké: Ocorre no hipódromo da cidade, devido aos altos impostos cobrados. A população gritava Niké, que em grego significa vitória. Durou cerca de uma semana e resultou na morte de 35 mil rebeldes.
- Construção da catedral de Santa Sofia.
A Questão Iconoclasta:
- O cristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos.
- Outra expressão da religiosidade bizantina era a crença nas relíquias e os ícones (imagens pintadas os esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos).
- Os principais fabricantes de ícones eram os monges, que enriqueciam com essa atividade.
- Em 726, o Imperador Leão XIII, proibiu o culto aos ícones e ordenou a destruição dos mesmos por todo o Império.
- A população bizantina se dividiu entre os favoráveis e os que eram contrários a ícones. Essa disputa ficou conhecida como Questão Iconoclasta.
Cisma do Oriente:
- Em 1054, após rivalidades crescentes entre Roma e Bizâncio , fez com que a Igreja Cristã se dividisse em duas: Igreja Católica Apostólica Romana, chefiada pelo papa; e Igreja Cristã Ortodoxa Grega, chefiada pelo patriarca.
- Essa separação é conhecida como Cisma do Oriente.
- A partir do século XI, o Império Bizantino começou a perder territórios para diferentes povos, até a sua queda definitiva no ano de 1453, após ser tomada pelos turcos otomanos.
A Arte Bizantina:
- Influência da arte grega, romana e oriental, além da forte inspiração religiosa.
- Mosaicos: principal expressão bizantina - com muito dourado e imagens de frente.
- O Imperador e demais autoridades do Império também eram representados em mosaicos e, para dar uma ideia de santidade, os artistas lhe colocavam auréolas envolvendo suas cabeças.
![]() |
Imperador Justiniano em mosaico do século X. |
- Arquitetura: Basílica de Santa Sofia - uso de abóbodas e minaretes.
![]() |
Basílica de Santa Sofia. Istambul/ Turquia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário