Estimados alunos, (as):

Com o intuído de facilitar os estudos, criei este espaço para auxiliar o ensino/aprendizagem das nossas aulas. Ferramentas digitais são importantes para a construção do conhecimento, uma vez que elas proporcionam uma ótima oportunidade de dinamizar as aulas, tornando-as mais atrativas.

Bons estudos a todos!!!

quinta-feira, 29 de março de 2018

Egito e Reino da Núbia.


Caros alunos,
Seguem abaixo os vídeos para vocês assistirem!!!


A Incrível Jornada da Vida: "Egito: Como o Rio Nilo fez nascer a fascinante civilização egípcia."
Duração 14 minutos.



 -A Incrível Jornada da Vida: "Os Faraós do Egito antigo."
Duração 14 minutos.






-A Incrível Jornada da Vida:  "Sudão guarda pirâmides da dinastia de faraós negros dos reinos da Núbia" 
Duração: 14 minutos.


quarta-feira, 28 de março de 2018

O Egito Antigo

Caros estudantes,
Segue abaixo o esquema sobre a nossa matéria. Dediquem-se!!!

Civilização Egípcia:
  • Surgiu por volta de 3.000 a.C as margens do Rio Nilo, na África, entre os desertos da Líbia e da Arábia;
  • Segundo o historiador grego Heródoto: "O Egito é uma dádiva do Nilo".
  • A história do Egito divide-se em três fases: o Antigo Império; Médio Império e o Novo Império.


ANTIGO IMPÉRIO (3200 a.C. – 2100 a. C.)
  • Período em que foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura; são desse período ainda as grandes pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época.
Resultado de imagem para piramide queops quefren e miquerinos

MÉDIO IMPÉRIO (2100 a.C. – 1580 a.C.)
  • A capital passou a ser Tebas.
  • Por volta de 1750 a.C., a invasão dos hicsos, povo nômade de origem asiática. Os hicsos permaneceram no Egito cerca de 170 anos.

NOVO IMPÉRIO (1580 a.C. – 715 a.C.)
O período iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado por numerosas conquistas territoriais. Mas no final do Novo Império, o Egito foi conquistado pelos assírios (670 a.C.), depois pelos persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e romanos (30 a.C.).

  • Principais atividades econômicas: agricultura, pecuária, artesanato e comércio.
  • Principais atividades culturais: arquitetura( construção de templos, palácios e pirâmides), esculturas (estátuas colossais), pintura, além do conhecimento da medicina,  da matemática, astronomia e astrologia.
  • Escrita: hieroglífica (escrita pictográfica).
 

  • Organização Social: Sociedade altamente estratificada (classificação das pessoas/grupo por poder aquisitivo). Resultado de imagem para organização social do egito
  • Religião: Eram politeístas (acreditavam em vários deuses);
  • Principais Deuses: Amon-Ré, Osíris, Ísis, Hórus etc,
  • Pirâmides: Túmulos dos faraós. 
  • Crença na vida após a morte;
  • Praticavam ritos funerários;
  • Embalsamento (múmias): a alma precisava de um corpo para encarnar.

A Torre de Babel.

           A Torre de Babel é uma história contada no livro de Gênesis da Bíblia que supõe para explicar a origem de diferentes linguagens. Torre de Babel História A história da Torre de Babel, a partir do livro de Gênesis, é usado para explicar por que temos tantos idiomas. A essência da história é que o povo de Sinar (Babilônia) decidiu construir uma torre gigante que iria chegar ao céu. Foi um enorme empreendimento, por isso demorou um longo tempo e muita cooperação entre as pessoas que todos falavam a mesma língua. Depois de um tempo, Deus interrompeu o projeto. Para torná-lo impossível para os trabalhadores de se comunicar, ele obrigou a todos a falar uma língua diferente. 

Torre de Babel

 Gênesis 11: 1-9
 Torre de Babel 
1. E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2. E aconteceu que, como eles viajaram do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. 
3. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos, e queimá-los completamente. E lhes o tijolo por pedra, eo betume por cal.
4. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus; e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5. E o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam. 
6. E disse o Senhor: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isso eles começam a fazer: e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. 
7. Vá para, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8. So o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra, e cessaram de edificar a cidade. 
9. Therefore é o nome do que chamou de Babel; porque o SENHOR fez ali confundiu a linguagem de toda a terra, e dali que o Senhor espalhá-los no exterior sobre a face de toda a terra.

 A presunção do Povo 
Depois do Dilúvio, o homem tinha novamente começado a multiplicar e encher a terra. Todos falavam uma só língua e se entendiam bem. As gerações de pessoas antes do dilúvio estava interessado apenas em si mesmos; eles pensavam em si mesmos como super-homens e viveu cada um por si só; eles usaram a violência ea força contra os seus vizinhos mais fracos, sem prestar atenção às leis e regras. A nova geração da humanidade era diferente. Eles enfatizaram o código oposto de viver. O indivíduo não contava para si mesmo; contava apenas como parte da comunidade, e ele teve que submeter seus próprios interesses aos do grupo. Tivessem eles se limitaram a este tipo de vida social, tudo poderia ter sido bem. Mas exagerou. A tremenda força que cresceu fora de sua organização e boa vontade fez orgulhoso, e seu orgulho fez voltar-se contra Deus. Eles decidiram construir uma torre que era chegar ao céu, para torná-los iguais a Deus, e ao mesmo tempo, para torná-lo possível para que eles ficassem juntos. Este símbolo de sua força divina, como eles pensavam, era para ser construído no vale da terra de Shinear. 

Sua punição 
Deus decidiu destruir sua arrogância, destruindo sua capacidade de compreender o outro. Ele, portanto, confundiu as pessoas, dividindo-se em setenta nações e tribos diferentes, cada um com uma linguagem própria, (daí o nome Babel, que significa “confusão”). Quando isso aconteceu, o projeto da torre teve que ser abandonada. Os vários grupos migraram em diferentes direções e se estabeleceram em todas as partes do mundo. A própria Torre estava parcialmente queimado e parcialmente engolido pela terra.
 Fonte: ancienthistory.about.com/www.chabad.org (adaptado)

terça-feira, 27 de março de 2018

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

         As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sídon. Das sete maravilhas, única que existe até hoje praticamente intacta é a pirâmide de Queóps, Quéfren e Miquerinos. Outro documento que contém a lista é o livro De Septem Orbis Miracullis, do engenheiro grego Filão de Bizâncio.
1 - A Grande Pirâmide de Gizé
piramides-de-gize-44
Construída pelos egípcios há cerca de 4.500 anos, foram erguidas para servirem de tumbas para as múmias dos faraós Queóps, Quéfren e Miquerinos. É a única maravilha antiga ainda existente. Construída por volta de 2.500 a.C. Segundo o historiador grego Heródoto, 100.000 homens trabalharam durante 20 anos na construção da pirâmide. Sua construção revela um grande conhecimento de geografia, astronomia, geologia, matemática e outras ciências por parte dos construtores egípcios.

2 - Jardins Suspensos da Babilônia

jardins-suspensos-da-Babilonia-6
Construídos pelo nabucodonosor II, no século VI aC. Os jardins foram construídos em seus montes arborizados, sustentados por diversas colunas. O rei construiu o monumento apenas para presentear uma de suas esposas.

3 - A Estátua de Zeus

fake2
Erguida no século V aC. em homenagem ao deus da religião grega. A estátua possuía 12 metros de altura em ouro e marfim, além de ser decorada com várias pedras preciosas. A estátua foi levada para Constantinopla e várias pessoas afirmam que foi destruída num incêndio no ano de 462.

4 - O Templo de Ártemis

Artemis Temple Miniature
O Templo de Ártemis é considerado o maior templo da antiguidade, foi erguido em Efeso (atual Turquia) em homenagem a deusa grega Ártemis (da caça e protetora dos animais selvagens). Foi construída no ano de 550 aC.

5 - O Mausoléu de Halicarnasso

mausoleo_halicarnasso_rei
É um túmulo luxuoso feito pela rainha Artemísia II, no ano de 353 aC., sobre os restos mortais de seu marido, o rei Mausolo. Vários arquitetos, pintores e escultores famosos fizeram parte da construção desse mausoléu.

6 - O Colosso de Rhodes

colossus_of_rhodes_by_pervandr-d4qcdti
Construída em bronze, no ano de 280 AC, esta gigantesca estátua do deus grego Hélios ficava na entrada da ilha de Rodes. Possuía 30 metros de altura e pesava 70 toneladas. Na mão direita do deus Hélios havia um farol que servia de orientação para os navegantes que por ali passavam. Um terremoto no ano de 225 AC derrubou e jogou no fundo do mar o monumento.

7 - Farol de Alexandria

pharos_alexandria_fischer_von_erlach
Construído no ano de 280 AC, a pedido de Ptolomeu, situava-se na ilha de Faros, próxima a cidade de Alexandria (Egito). Feita em mármore, possuía no topo um conjunto de espelhos que refletia a luz das chamas por, aproximadamente, 50 km.

domingo, 25 de março de 2018

Povos da Antiguidade ( Mesopotâmia)

  • A Antiguidade é o período que se inicia com o surgimento da escrita e, perdura até a queda dos povos romanos ocidentais, que ocorreu em 476 d.C, data em que foi deposto o último imperador romano ocidental, Rômulo Augusto.
Basicamente a Antiguidade pode ser dividida em:
  1. Antiguidade Oriental: formada pelos mesopotâmicos, egípcios, hebreus,  persas e fenícios.
  2. Antiguidade Ocidental ou Antiguidade Clássica: formada pelos povos romanos e gregos.

Neste sentido, a historiografia se divide nas seguintes fases:
  • Pré História ( período anterior a invenção da escrita)
  • Idade Antiga ou Antiguidade;
  • Idade Média;
  • Idade Moderna;
  • Idade Contemporânea.
Principais povos da Antiguidade Oriental:

 Mesopotâmica
  •  Mesopotâmia (nome que significa “Terra entre Rios” Eufrates e Tigre), onde atualmente se encontram o Iraque, a Síria, Kuwait e Turquia.  
  • Devido ao aproveitamento das águas dos rios Eufrates e Tigre, a Mesopotâmia tornou-se um polo atrativo para diferentes povos e culturas, tais como: sumérios, acádios, amoritas, assírios e os caldeus.

Características Gerais dos povos mesopotâmicos:
  • Religião: Eram políteístas.
  • Zigurates: Eram templos religiosos altos e majestosos. (Era a casa dos deuses). 
Zigurate da cidade de UR
  • A agricultura, a pecuária, as técnicas de controle de água estimularam a sedentarização, favorecendo assim o crescimento da população e o surgimento  das primeiras cidades como Ur, Uruk, Eridu e Lagash.
  • Cidades-Estado: Assim eram chamadas as cidades mesopotâmicas por serem independentes e possuírem um governo próprio.
  • Inventaram a roda, foram pioneiros na astronomia e na astrologia, organizaram as primeiras cidades, além da escrita cuneiforme.
  • A base da economia era a agricultura, que contava com sistemas de irrigação.
  • O comércio era desenvolvido e incluía os empréstimos a juros, cartas de crédito, além das barras de metal usadas como moeda.
Escrita cuneiforme em bloco de argila.

Povos da Mesopotâmia:

Sumérios:
  • Mais antigos habitantes da Mesopotâmia.
  • Construíram canais para irrigar as plantações.
  • Desenvolveram a escrita cuneiforme ( em forma de cunha).


OBSERVAÇÃO:
Surgimento da Escrita:
  • Novos achados  arqueológicos, indicam que a escrita se desenvolveu ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo; há registros de escritas muito antigas na Suméria, no Egito, na Índia e na China. Portanto, qualquer um desses lugares pode ter sido o berço da escrita.

Acádios:
  • O nome origina-se de Acad, sua principal cidade.
  • Dominaram as cidades-Estado da Suméria.
  • Incorporaram a escrita cuneiforme dos sumérios e desenvolveram um calendário lunar de 12 meses.
  • Devido a várias rebeliões internas, sofreu invasões de povos nômades.
Babilônios ou Amoritas:
Exército assírio
  • Babilônia capital do Império.
  • O rei mais conhecido foi Hamurabi, que criou um conjunto de leis chamado de Código de Hamurabi, cuja lei mais conhecida é a de Talião.
Assírios:
  • Povo guerreiro do norte da Mesopotâmia.
  • Viviam em uma área rica em minerais, madeira e conheciam a arte de modelar o ferro.
Caldeus ou novos Babilônios:
  • Durante o reinado de Nabucodonosor constituíram o Segundo Império Babilônico, promovendo a construção de grande obras, templos e o famoso Jardins Suspensos da Babilônia.
  • Com a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico foi conquistado pelos persas (povo originário do atual Irã), colocando fim aos grandes impérios mesopotâmicos.