A Torre de Babel é uma história contada no livro de Gênesis da Bíblia que supõe para explicar a origem de diferentes linguagens. Torre de Babel História A história da Torre de Babel, a partir do livro de Gênesis, é usado para explicar por que temos tantos idiomas. A essência da história é que o povo de Sinar (Babilônia) decidiu construir uma torre gigante que iria chegar ao céu. Foi um enorme empreendimento, por isso demorou um longo tempo e muita cooperação entre as pessoas que todos falavam a mesma língua. Depois de um tempo, Deus interrompeu o projeto. Para torná-lo impossível para os trabalhadores de se comunicar, ele obrigou a todos a falar uma língua diferente.
Gênesis 11: 1-9
Torre de Babel
1. E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2. E aconteceu que, como eles viajaram do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos, e queimá-los completamente. E lhes o tijolo por pedra, eo betume por cal.
4. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus; e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5. E o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam.
6. E disse o Senhor: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isso eles começam a fazer: e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7. Vá para, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8. So o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra, e cessaram de edificar a cidade.
9. Therefore é o nome do que chamou de Babel; porque o SENHOR fez ali confundiu a linguagem de toda a terra, e dali que o Senhor espalhá-los no exterior sobre a face de toda a terra.
A presunção do Povo
Depois do Dilúvio, o homem tinha novamente começado a multiplicar e encher a terra. Todos falavam uma só língua e se entendiam bem. As gerações de pessoas antes do dilúvio estava interessado apenas em si mesmos; eles pensavam em si mesmos como super-homens e viveu cada um por si só; eles usaram a violência ea força contra os seus vizinhos mais fracos, sem prestar atenção às leis e regras. A nova geração da humanidade era diferente. Eles enfatizaram o código oposto de viver. O indivíduo não contava para si mesmo; contava apenas como parte da comunidade, e ele teve que submeter seus próprios interesses aos do grupo. Tivessem eles se limitaram a este tipo de vida social, tudo poderia ter sido bem. Mas exagerou. A tremenda força que cresceu fora de sua organização e boa vontade fez orgulhoso, e seu orgulho fez voltar-se contra Deus. Eles decidiram construir uma torre que era chegar ao céu, para torná-los iguais a Deus, e ao mesmo tempo, para torná-lo possível para que eles ficassem juntos. Este símbolo de sua força divina, como eles pensavam, era para ser construído no vale da terra de Shinear.
Sua punição
Deus decidiu destruir sua arrogância, destruindo sua capacidade de compreender o outro. Ele, portanto, confundiu as pessoas, dividindo-se em setenta nações e tribos diferentes, cada um com uma linguagem própria, (daí o nome Babel, que significa “confusão”). Quando isso aconteceu, o projeto da torre teve que ser abandonada. Os vários grupos migraram em diferentes direções e se estabeleceram em todas as partes do mundo. A própria Torre estava parcialmente queimado e parcialmente engolido pela terra.
Fonte: ancienthistory.about.com/www.chabad.org (adaptado)